Hoje vou te dar 5 passos a serem seguidos QUE EU MESMO USEI para tornar meu site WordPress muito mais RÁPIDO E PODEROSO.
Não se trata apenas de deixar o site WordPress mais rápido, mas sim de tornar a experiência do visitante mais agradável e prazerosa, para que assim ele possa se tornar cliente com mais facilidade.
Outro detalhe importante é que o Google valoriza muito sites que tem um carregamento acelerado. Isso vai te proporcionar melhores colocações nos resultados e assim mais visitantes.
Então chega de perder tempo e vamos para os 5 passos para deixar seu site WordPress mais rápido.
ESCOLHA UM HOST DE QUALIDADE
Escolher uma boa hospedagem é uma tarefa muito importante pois trata-se do local onde seu site ficará publicado. Então se ela não for de qualidade poderá comprometer todo o seu trabalho. Não tem site que se salve de uma hospedagem ruim.
Outro detalhe Importante é saber escolher o plano certo para o seu tipo de projeto.
Se o seu site for institucional para uma pequena empresa, então um plano básico poderá lhe atender perfeitamente. Mas caso esteja lançando um ecommerce, talvez um plano básico não seja a melhor opção.
Otimize as imagens do seu Site WordPress
Uma vez que estamos querendo deixar o site mais leve, o melhor é utilizarmos imagens de qualidade e que ao mesmo tempo sejam leves, para não sobrecarregar o carregamento do seu site WordPress.
Para isso, recomendo sempre otimizar cada imagem antes de subi-las para o site.
E mesmo assim, após subir ao site, recomendo utilizar um plugin de otimização, como o Smush ou o Optimize para reduzir ainda mais a imagem.
Outra dica de site bem útil para comprimir e reduzir o tamanho das suas imagens, é utilizar um destes sites para compactar suas fotos: Compressor PNG, TinyPNG e o ILoveIMG.
Utilize apenas Plugins Essenciais
Uma das vantagens de se criar sites em WordPress é a possibilidade de utilizar uma infinidade de plugins para as mais variadas finalidades.
Mas isso pode ser uma grande cilada, uma vez que muitos plugins ativos no site podem interferir no carregamento.
Minha sugestão é a de que você use plugins eficientes e que realizem tarefas de modo mais otimizado.
Por exemplo, ao invés de usar um plugin para registrar as mensagens que chegam no site e outro para enviar mensagens, procure um plugin que faça ambas as coisas.
Utilize Plugin de Cachê
Utilizar plugin de cache é imprescindível para quem deseja mais performance.
Plugins de cachê permitem salvar alguns recursos no computador do visitante para que na próxima visita parte do site já esteja pronta e carregada.
Essa estratégia faz com que seu site economize muito tempo no carregamento.
Uma boa recomendação é o Plugin WordPress Optimize. Ele realmente vai te ajudar muito nessa tarefa.
De Preferência para TEMAS PERSONALIZADOS
Essa dica pode ser meio polêmica, se prepare.
Depois de vários sites WordPress publicados na internet, pude perceber que ter um site criado especificamente para seu projeto é muito melhor (do ponto de vista do carregamento) do que um tema WordPress comprado.
Isso se deve ao fato de que a maioria dos temas pagos, possuem muitos recursos.
Isso se deve ao fato de que eles precisam atender a qualquer tipo de projeto, ao invés de um tema criado especificamente para o seu negócio, que possui as funcionalidades certas para seu negócio.
Conclusão
Deixar o seu site WordPress mais rápido não é uma tarefa fácil.
Você precisa se dedicar constantemente, justamente por que todo dia novas tecnologias surgem.
Então é preciso estar atento a isso e ao fato de que seus clientes sempre querem coisas novas.
Por conta disso, seu conteúdo sempre precisará estar atualizado. E com isso vem o dever de manter tudo acessível e prático.
E agora eu te pergunto, ficou alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários para eu saber.
Forte abraço!